Quando aprendi como embalar móveis para mudança, foi mais fácil sair de um endereço para o outro. Isso porque, consegui organizar todos os objetos e não precisei procurar um por um após chegar ao meu novo lar.

Por isso, desenvolvi este guia que te mostra algumas estratégias que usei. E tenho propriedade neste assunto, viu? Pois, já mudei de casa diversas vezes. Acompanhe!

Como embalar móveis para mudança?

1. Comece pelo planejamento

Quando ensinamos sobre como embalar móveis para mudança, o primeiro ponto que não pode ser ignorado é o planejamento.

Neste momento, você deve fazer um inventário detalhado de todos os móveis que serão transportados. Isso ajudará a determinar o tipo e a quantidade de materiais de embalagem necessários e facilitará o planejamento do espaço no caminhão de mudança.

Depois, certifique-se de ter todos os materiais de embalagem à mão antes de começar. Geramente, é preciso separar os seguintes itens:

  • Papel bolha;
  • Fitas adesivas resistentes;
  • Cobertores de mudança;
  • Plástico filme;
  • Caixas de papelão de vários tamanhos;
  • Protetores de canto;
  • Ferramentas para desmontagem, como chaves de fenda e alicates.

O próximo passo é desmontar os móveis sempre que possível. Isso facilita o transporte e reduz o risco de danos.

Remova as pernas das mesas, os pés dos sofás e qualquer outro componente que possa ser desmontado. Guarde todos os parafusos, pregos e peças pequenas em sacos plásticos etiquetados.

Leia também:

2. Use técnicas de embalagem para diferentes tipos de móveis

Cada tipo de móvel exige uma abordagem específica para garantir sua proteção durante a mudança. Aqui estão algumas dicas para embalar os móveis mais comuns:

  • Sofás e poltronas

Limpe o estofado antes de embalar. Remova as almofadas e qualquer capa removível. Depois envolva o sofá ou poltrona com um cobertor de mudança para proteger contra arranhões e sujeira.

Use plástico filme para manter o cobertor no lugar. Se o móvel tiver pernas destacáveis, remova-as e embale separadamente.

Posicione o sofá ou poltrona de forma que fique o mais estável possível no caminhão, evitando o contato com as laterais e outros móveis.

  • Mesas e cadeiras

Remova as pernas da mesa, se possível. Embale cada peça separadamente com papel bolha e coloque-as em caixas grandes. Proteja a superfície da mesa com cobertores de mudança.

Envolva cada cadeira individualmente com papel bolha e prenda com fita adesiva. Se a cadeira tiver pernas destacáveis, remova e embale separadamente.

  • Cômodas e armários

Retire as gavetas e embale-as separadamente para evitar que se soltem e danifiquem durante o transporte.

Cubra a estrutura do móvel com papel bolha e depois com um cobertor de mudança. Use fita adesiva para fixar o cobertor no lugar. Se possível, desmonte as prateleiras e outros componentes removíveis e embale-os separadamente.

  • Aparelhos eletrônicos

Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e remova os cabos. Guarde-os em sacos plásticos etiquetados. Embale os aparelhos com papel bolha e coloque-os em caixas próprias, se disponíveis. Se os aparelhos ainda tiverem suas caixas originais, use-as para um encaixe perfeito e proteção adicional.

  • Móveis de Cama

Remova o colchão e as molas. Embale o colchão em uma capa protetora ou cobertor e o prenda com fita adesiva. Para a estrutura da cama, remova qualquer peça destacável e embale cada uma separadamente com papel bolha.

Guarde parafusos e componentes pequenos em sacos plásticos etiquetados e prenda-os à estrutura da cama ou coloque-os em uma caixa separada.

3. Use material de enchimento

Outra dica fundamental na hora de aprender como embalar móveis para mudança é usar material de enchimento. Ele é importante para evitar que os itens se movam dentro das caisas.

Entre as principais opções do mercado, destaco jornais amassados, papel kraft ou até mesmo almofadas de ar. Isso ajuda a absorver impactos e manter os móveis estáveis.

4. Proteja peças de vidro

Se o seu móvel tiver peças de vidro, como portas de armário ou mesas de centro, remova-as e embale-as separadamente. Use papel bolha e fita adesiva para garantir que o vidro não quebre. Coloque essas peças em caixas próprias para vidro e marque claramente.

5. Utilize colchonetes e cobertores para móveis delicados

Para móveis delicados, como peças antigas ou com acabamentos especiais, use colchonetes ou cobertores mais espessos para garantir uma proteção adicional contra arranhões e impactos.

6. Proteja os cantos e bordas

Os cantos e bordas de móveis são áreas vulneráveis a danos. Use protetores de canto de espuma ou papelão para proteger essas partes durante o transporte. Essa prática evita amassados e arranhões nos móveis. 

7. Redobre a atenção com pequenos detalhes

  • Proteja as superfícies: Para evitar arranhões e danos, use protetores de canto em móveis com bordas afiadas. Além disso, cubra as superfícies de vidro ou espelhos com papel bolha e coloque-os em caixas separadas, devidamente rotuladas;
  • Utilize etiquetas e marcação: Rotule todas as caixas e móveis para facilitar a identificação durante a mudança. Anote o conteúdo e o cômodo para o qual o móvel ou caixa deve ser levado. Isso ajudará a otimizar o processo de descarregamento e organização no novo local;
  • Planeje a ordem de carregamento: Carregue primeiro os móveis maiores e mais pesados no caminhão, seguidos pelos itens menores e mais frágeis. Isso evita que itens menores sejam esmagados ou danificados pelos móveis maiores.

8. Peça ajuda profissional se necessário

Para finalizar as nossas orientações sobre como embalar móveis para mudança, vamos falar da impotância de contar com a ajuda de um profissional. Essa dica é útil, sobretudo se a mudança envolver móveis particularmente grandes ou frágeis.

Afinal, eles têm experiência e equipamentos adequados para garantir que seus móveis sejam embalados e transportados com segurança.

Embalar móveis para mudança pode parecer uma tarefa complexa, mas com planejamento e as técnicas certas, é possível garantir que seus itens cheguem ao novo destino em perfeitas condições. 

Seguindo estas dicas, você estará bem preparada para enfrentar a mudança com confiança e minimizar o estresse associado a este processo. Boa sorte com a sua mudança e aproveite seu novo lar!

Uma vez que você já sabe como embalar móveis para mudança, continue acompanhando o Guia da Criança. Diariamente, compartilhamos diversas orientações que te ajudam a ter uma rotina mais produtiva.

Leia também: Como limpar a casa rápido? 12 dicas fáceis e seguras

Escrito por

Matheus Pereira

Matheus Azevedo é jornalista e escreve para sites como Guia da Criança e Garagem360. Busca informações de qualidade para que o leitor tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o desenvolvimento infantil.